Essa fibra vegetal é usada como matéria prima pelos artesãos na confecção de móveis. Antigamente ela existia em todos os estados da Amazônia Legal, contudo, a extração predatória fez com que esse produto fosse extinto de muitas localidades, e o único lugar em que pode ser encontrada com abundância é o Amapá. Esse estado passou a ser o alvo principal das empresas do Sudeste e Nordeste que importam o Cipó-Titica por um preço baixo e produzem materiais que podem atingir cerca 5 mil reais.
Na tentativa de frear a exploração dessa planta, uma lei estadual foi sancionada no AP, com a consistência de coibir a extração ilegal, exigindo plano de manejo e licença ambiental junto aos órgãos responsáveis como SEMA e IMAP.Em decorrência disso, a burocracia para adesão do cipó aumentou sgnificativamente e o crime ambiental também. O Batalhão Ambiental é a unidade especializada da PM que protege, fizcaliza e apreende produtos que são extraídos ilegalmente da natureza.
Tendo em face os riscos de toda essa extração predatória, criamos esse blog para informá-lo e pedir a sua colaboração com denuncias de crimes ambientais, e também de interagir recebendo opinões ou soliticação de esclarecimentos a respeito da fibra vegetal.
De acordo com o Comandante do Batalhão Ambiental - AP, Roberto Nascimento, o Amapá corre o risco de também perder essa planta. Portanto sensibilize-se, conscientize-se e AÇÃO!!
Entre nessa luta pela preservação do MEIO AMBIENTE e pelo futuro da Humanidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário